Deputado Sargento Rodrigues discute Segurança Pública em Itamarandiba
- Detalhes
- Criado: Sábado, 05 Outubro 2013 16:19
O deputado Sargento Rodrigues participou de audiência pública na Câmara Municipal de Itamarandiba para discutir o aumento da criminalidade, como homicídios e latrocínios, e também do tráfico de drogas, nesta sexta-feira, 4/10/2013. A maioria dos crimes são cometidos por menores com armas irregulares.
Dados apresentados na reunião informaram que a cidade já possui 5778 registros de ocorrências relacionados à criminalidade apenas este ano. O Subcomandante do Pelotão do município, Sargento Orlando, explicou que gasta cerca de 1 hora para completar cada registro, pois a velocidade da internet do município é muito lenta.
De acordo com o delegado da cidade, Dr. Vinícius, há todo um processo para apurar um crime. “Quando um crime é levado à delegacia temos um processo a cumprir. Temos que apurar o crime, instaurar e concluir o inquérito, e posteriormente levar à justiça”, explica.
O Subcomandante explicou, ainda, que é impossível fazer um bom trabalho devido ao baixo efetivo. A cidade possui apenas 18 policiais militares.
Segundo o deputado Sargento Rodrigues, o problema de efetivo deve ser resolvido pelo Governador do Estado. “Problema de efetivo é do Comandante-Geral da Polícia Militar, do Chefe da Polícia Civil e do Governador, eles que podem dar uma solução”, afirma.
Ainda segundo Sargento Rodrigues, as polícias Militar e Civil devem fazer operações conjuntas e repressão qualificada. Caso a cidade não possua efetivo suficiente para as operações, deve vir reforço policial para desencadear operações previamente planejadas pelas áreas de inteligências das polícias. Uma das formas de evitar os crimes de homicídios e roubo à mão armada é retirar as armas de circulação das mãos de criminosos, por isso operações de grande porte devem ser executadas no município e região. Também é preciso compreensão e apoio dos moradores de Itamarandiba.
O Comandante do Pelotão da cidade, Tenente Rocha, informou que a Polícia Militar abordou ônibus vindos de Belo Horizonte e apreenderam drogas, armas de fogo e munições. Em 2013 foram apreendidas mais 180 armas no município.
Sargento Rodrigues sugeriu que a Polícia Militar instale a rede de vizinhos protegidos no município. O parlamentar apresentará requerimento na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para que a comissão realize audiência pública em Itamarandiba para discutir o assunto.