MULHERES DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR VISITAM DEPUTADO SARGENTO RODRIGUES

DSC06278O deputado Sargento Rodrigues recebeu nesta segunda-feira, 26/8/2013, as sargentos Flávia Ferreira de Morais, Alessandra Maria de Oliveira e a Tenente Rosieli Ribeiro da Silva, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para discutirem a homenagem aos 20 anos do ingresso da primeira turma de Bombeiro feminino na Corporação.

Durante a reunião, as bombeiros militares entregaram ao deputado um projeto com a apresentação das atividades que estão sendo projetadas para comemorar essa data tão importante para as 423 mulheres que compõem as fileiras do Corpo de Bombeiros, bem como para a história da Corporação.

Com o intuito de promover a valorização das bombeiros militares femininos, homenageá-las e debater a atuação dessas guerreiras na Corporação, serão promovidos na primeira semana de dezembro uma solenidade cívico-militar, culto ecumênico, seminário e baile de gala.

O ingresso das mulheres no Corpo de Bombeiros Militar foi aprovado através da Lei 11.099, em 18 maio de 1993. Em dezembro do mesmo ano, ingressava a primeira turma feminina na Corporação.

No encontro, Sargento Rodrigues falou sobre o requerimento de sua autoria, protocolizado desde o dia 15/03, para a realização de reunião especial, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais que homenageará os 20 anos da mulher no Corpo de Bombeiros Militar.

Ao falar sobre a figura feminina na Corporação, Rodrigues afirmou que ficou muito feliz e honrado pela visita, principalmente por ser o primeiro deputado no parlamento mineiro a alterar substancialmente a legislação e conceder direitos às mulheres do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. “A Legislação nossa, aí realmente os policiais têm que dar o braço a torcer´, ela sempre foi muito masculina, machista. A mulher sempre encontrou uma resistência enorme dentro da policia e do bombeiro. Esse machismo levou a uma cegueira, deixando de enxergar a mulher nas suas especificidades, características, na própria compleição física no ponto de vista biológico”, afirmou o deputado

O deputado Sargento Rodrigues lembrou, ainda, a Lei 20.371, de sua autoria, sancionada em agosto de 2012, instituindo que o vestuário (uniforme, a farda, o distintivo, a insígnia, o emblema, o quepe, o gorro e o braçal) das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e dos demais órgãos de segurança pública do Estado, deveriam ter confecção diferenciada para homens e mulheres.

Também é de autoria do deputado Sargento Rodrigues as emendas incorporadas ao texto da Lei Complementar 109, de 22 de dezembro de 2009, que permitiram a extensão para 180 dias da licença-maternidade, bem como a aposentadoria Especial para as mulheres que reduz o tempo de aposentadoria voluntária das militares mulheres para 25 anos de efetivo serviço, com garantia de promoção ao posto ou graduação imediata.

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.