Audiência pública na Comissão de Segurança Pública - CBMMG

O acidente ocorrido, no dia 11/10/24, quando um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) caiu, em Ouro Preto, causando a morte de quatro militares, um médico e um enfermeiro, foi o tema da audiência pública na Comissão de Segurança Pública, nesta terça-feira (10/12).

O Capitão BM Wilker Tadeu Alves da Silva, que comandava o helicóptero, acumulava várias funções, como: BM1 (chefiava a área de pessoal) do evento ECOBOM, a chefia do setor de manutenção de aeronaves e, na véspera do acidente, também auxiliou no combate a incêndios, além de ser responsável por sindicâncias.
Apesar da Comandante do BOA, Ten Cel BM Karla Lessa Alvarenga Leal, afirmar que não existiu uma causa específica para ocorrido, mas, que uma série de fatores influenciou para que o acidente acontecesse, recebi militares do Corpo de Bombeiros, em meu gabinete, que reafirmaram que a sobrecarga de trabalho do Cap. Wilker foi determinante para que o acidente ocorresse.
A função de piloto não pode ser acumulada com outras funções, pois a responsabilidade é muito grande. É preciso rever a escala de trabalho para ampliar o efetivo, principalmente, para que possam fazer um rodízio. Temos que ter certeza que o CBMMG tem o número de pilotos e tripulantes suficientes.
A aeronave da Secretaria de Estado de Saúde levou um paciente grave, do Estado do Ceará, o qual ficou mais de 10 horas embarcado, em uma operação que durou mais de um dia; o contrato de trabalho dos médicos e enfermeiros é um documento padrão, sem previsão de especificidades de transporte aéreo e/ou de atendimento médico; ausência de treinamento/protocolo de segurança junto a PMMG/PCMG. Estes são pontos que estão falhos e que é preciso corrigir. Se continuar da forma que está, teremos novos acidentes.
Pediremos ao comando do CBMMG, por meio de requerimentos, que avalie as condições dos pilotos e tripulantes, uma vez que influenciaram o acidente em Ouro Preto, bem como o quantitativo do efetivo e suas atribuições.

Veja o vídeo:
FACEBOOK | INSTAGRAM

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.