Audiência pública - falta de veículos rabecões
- Detalhes
- Criado: Sexta, 06 Dezembro 2024 19:15
A falta de veículos rabecões no atendimento das demandas da Polícia Civil, em Belo Horizonte, e em mais de 50 municípios da região metropolitana foi tema de audiência pública na Comissão de Segurança Pública da ALMG, nesta sexta-feira (06/12).
É uma denúncia absurda. O cidadão, que hoje tem um ente querido falecido em qualquer circunstância, tem que esperar cerca de 10 ou 12 horas para a remoção do corpo. Imagine conviver com a dor da perda do familiar e ter que esperar o rabecão. Havia apenas dois rabecões, um em Betim e um em Belo Horizonte, mas um estragou, o que está demorando ainda mais.
Segundo superintendente Técnico-Científico da Polícia Civil, Thales Bittencourt, o Estado possui 17 rabecões. Desses, 14 foram adquiridos em 2012 e três, em 2020. Porém, ficaram em média 184 dias imobilizados em 2024 para manutenção. Dos 17 rabecões atuais oito já estão em processo de baixa. Eles serão substituídos por veículos alugados a partir de contrato assinado no fim de setembro. De acordo com o contrato, a empresa esses veículos deverão ser disponibilizados pela empresa até o fim de dezembro.
Ainda de acordo com o superintendente, são realizadas, em média, 23 e 2 necrópsias, diariamente, em Belo Horizonte e Betim. Para atuar nos locais, são 18 investigadores condutores de rabecões na Capital e 6 em Betim. Ele admitiu que na Capital os profissionais atuam sozinhos. Já em Betim, são acompanhados por servidores cedidos pela prefeitura ou por servidores administrativos da Polícia Civil.
Durante a audiência pública, a Rádio Itatiaia publicou uma matéria em que o Governador Romeu Zema afirmou que “Já tomamos todas as medidas necessárias para solucionar esse problema”. É lastimável a forma com o que o governador trata a dor das vítimas. A solução não é rápida! Como o superintendente Técnico-Científico mesmo afirmou, depois do contrato assinado, a empresa tem 90 dias para entregar os oito rabecões locados, ou seja, até o dia 27 de dezembro.
Veja o vídeo:
FACEBOOK | INSTAGRAM