Política estadual de proteção e segurança aos ciclistas
- Detalhes
- Criado: Quinta, 13 Abril 2023 19:49
Promovemos hoje, na Comissão de Segurança Pública, um importante debate sobre a urgente necessidade de estabelecermos uma política estadual de proteção e segurança aos ciclistas, de forma a prevenir ocorrências envolvendo o uso de bicicletas em rodovias, estradas e vias urbanas de Minas.
O atropelamento ocorrido dias atrás, que matou um ciclista na BR-040, atingido por um veículo conduzido por um motorista com sinais de embriaguez, trouxe à tona a discussão. Reunimos todos os envolvidos e atores de trânsito, de Belo Horizonte e Nova Lima, dentre representantes de grupo de ciclistas, Polícias Militar e Civil, Dnit, Transcom, DER, BHTrans, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Concessionária Via 040, Ministério Público e outros.
Realizamos uma audiência bastante propositiva, ouvindo demandas e debatendo possibilidades de ações concretas, rápidas e viáveis para melhorar a segurança dos ciclistas, como criação a de ciclofaixas, instalação de tachões sinalizadores, radares e placas de limite de velocidade, realização de blitzes em pontos estratégicos, principalmente para fiscalização da Lei Seca. Providências simples, como a limpeza periódica da pista no acostamento já é capaz de prevenir muitos acidentes. Depoimentos emocionados, de ciclistas vítimas de acidentes e relatos de amigos e integrantes de grupos, deixaram clara a urgência de viabilizar que sociedade civil e Poder Público caminhem juntos, de forma a estabelecer uma convivência harmônica e segura entre motoristas e ciclistas.
O requerimento foi proposto por mim e pelo deputado Doorgal Andrada e, juntos, daremos sequência aos trabalhos, fazendo visitas, acompanhando e cobrando providências dos órgãos e empresas envolvidos. Colhemos material com boas sugestões e será elaborado um relatório oficial, reunindo os principais pontos para atuarmos no campo legislativo, propondo leis, ações educativas e de fiscalização, intervenções imediatas e a longo prazo, inclusive faremos a interlocução política com deputados federais para sugerir alterações na legislação federal.
Veja o vídeo:
FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE