Plantão Digital
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- Criado: Quinta, 24 Novembro 2022 19:41
O funcionamento do chamado “Plantão Digital”, da Polícia Civil, será debatido pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. Ao apresentar requerimento de sua autoria, o deputado Sargento Rodrigues ressaltou que o tema já foi objeto de diversas audiências públicas na comissão, mas os problemas apontados continuam sem solução, especialmente em relação aos reflexos nas atribuições dos Policiais Militares, que aguardam horas em delegacias, após o atendimento de ocorrências que exigem a condução dos envolvidos, como no caso da lei Maria da Penha e outras situações de flagrante.
“Além da sobrecarga de trabalho e dos riscos nos deslocamentos dos policiais, isso impacta diretamente na prestação de serviço à sociedade, que fica, muitas vezes, desguarnecida até o retorno da viatura ao município de origem”, destacou.
Ofício encaminhado ao deputado, pela Associação dos Praças PM/BM do Interior de Minas Gerais, com sede no Nordeste de MG, reforça a necessidade de se cobrar providências do Governo e confirma a gravidade da situação: “temos cidades na nossa região que possuem apenas uma viatura trabalhando nas noites, e, automaticamente, quando essas viaturas estão nessa via-crúcis de aguardar atendimento, crimes podem estar ocorrendo nos destacamentos, isso é muito grave e carece de intervenção urgente”. Sargento Rodrigues ressaltou que o plantão digital foi criado numa tentativa do próprio chefe da Polícia Civil, para minimizar o grave problema da falta de efetivo da instituição, outro tema que tem sido amplamente debatido pela comissão. “Há tempos cobramos soluções efetivas para a falta de efetivo das forças de segurança e a Polícia Civil tem o maior índice. Isso tem causado muitos estragos na instituição, inclusive adoecimento dos servidores em razão da sobrecarga de trabalho. Tentaram resolver um problema e criaram outro ainda mais grave”, afirmou.
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