Para os amigos da corte, tudo
- Detalhes
- Criado: Quinta, 21 Julho 2022 16:50
O deputado estadual Sargento Rodrigues acusou, nesta quinta-feira (21), o governador Romeu Zema, de tratar “os amigos da corte de forma diferenciada”.
O parlamentar, que é um dos representantes das forças de segurança na Assembleia, criticou o governo por conceder reajuste salarial a servidores comissionados da Secretaria de Estado de Fazenda. Conforme mostrou O TEMPO, ao menos seis comissionados da Fazenda receberam até 25,92% de correção.
“Enquanto isso, os servidores que estão lá na ponta da linha, ralando dia e noite, receberam apenas 10,06% que é a inflação do ano de 2021, sem receber a inflação de 2020 /2019”, pontuou o deputado em conversa com a reportagem de O TEMPO.
Segundo Rodrigues, o que chama a atenção é que, apesar de ter autorizado o aumento dos vencimentos dos servidores da fazenda, Zema vetou os índices diferenciados de reajuste para as carreiras da Educação, da Saúde e da Segurança Pública alegando não poder dar o aumento diferente das demais categorias.
“Repetiram tantas vezes que não poderiam conceder reajuste diferenciado para uma categoria, e depois de passado algum tempo, quando as coisas voltam à normalidade, quando os servidores param com as manifestações, eles vêem e concedem um reajuste de 25% para uma pasta apenas”, destacou.
“Zema demonstra claramente que aqueles que estão próximos do governador, que são amigos do rei, conseguem as benesses, mas para os demais, aí seguem os rigores da lei. Aí o discurso é Lei de responsabilidade fiscal, é austeridade no gasto com o dinheiro público, que não tem dinheiro em caixa. Todas as outras desculpas são colocadas na mesa”, completou.
O deputado ainda pontuou que ao conceder reajuste diferenciado para servidores da Fazenda o governo Zema estaria ferindo princípios da administração pública.” De forma muito especial, fere o princípio da impessoalidade, moralidade e do tratamento isonômico que deveria existir entre os servidores”, afirmou Rodrigues. Segundo ele, vai apresentar um requerimento na Comissão de Segurança Pública convocando a sec. de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto e o sec. de Fazenda, Gustavo Barbosa, para esclarecerem o reajuste dado aos servidores da Fazenda.