Deputado defende criação da Escola Cívico-militar no Estado

Já está pronto para ser votado em 1º turno no Plenário da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 94/19, que autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Cívico-militar de Minas Gerais. Nesta terça-feira (24/5), a Comissão de Segurança Pública aprovou parecer favorável à proposição, apresentado pelo relator, deputado Sargento Rodrigues, que também preside a comissão, na forma do substitutivo nº 2, que resguarda o propósito original do projeto, assegurando mais materialidade à lei.

Ele explica que a proposição segue o que já prevê o Decreto Federal 9645/19 que determina, dentre outras coisas, que a participação dos estados, dos municípios e do Distrito Federal no Programa Nacional das Escolas Cívico-militares ocorrerá por meio de adesão voluntária. “Em abril de 2019, fizemos uma audiência na Comissão de Segurança Pública, quando reunimos especialistas no tema e ficaram claras as vantagens oferecidas por esse modelo educacional, o que é confirmado em várias pesquisas. O que vemos são os excelentes resultados alcançados pelos alunos das escolas militares, que são o parâmetro para o modelo em questão”, afirma o deputado.
Sargento Rodrigues relembrou o tempo em que era prática nas escolas o hasteamento da Bandeira do Brasil, com os alunos cantando o Hino Nacional, além dos estudos de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira. “Quem teve essa experiência, não esquece. Infelizmente, esses são valores cívicos que foram se perdendo. Na prática, o Projeto de Lei 94, do deputado Coronel Sandro, é uma semente que está sendo plantada, que permite ao gestor municipal firmar convênio com o estado para resgatar esses valores. Patriotismo é o mínimo que uma escola deve ensinar aos seus alunos”, afirmou.

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.