Carta na manga para os servidores: deputado propõe lei que obriga governo a divulgar e comunicar, anualmente, índice da inflação para cálculo da revisão salarial

Projeto de Lei 3.651/22, de autoria do deputado Sargento Rodrigues, que obriga o Governo do Estado a divulgar o percentual acumulado do índice da inflação utilizado para calcular a revisão salarial anual dos seus servidores, recebeu parecer favorável da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), na última terça-feira, 10/5/2022.

O PL determina que o Poder Executivo divulgue, até o último dia útil do mês de janeiro, de cada ano, o percentual acumulado do índice de revisão geral anual da remuneração de seus servidores, relativo ao ano anterior. A divulgação deve ser feita em seus canais de comunicação e enviada para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da ALMG, por meio de comunicação oficial.
“A obrigatoriedade da divulgação, pelo governo do Estado, do índice utilizado para cálculo da revisão salarial anual e a comunicação oficial à Assembleia, estabelecida em Lei, será o ponto de partida para os servidores cobrarem seus direitos, uma vez que já terão, em mãos, um documento oficial com o percentual do índice da inflação, enviado e calculado pelo próprio Governo”, ressalta o deputado.
Com a determinação em lei, o governo terá que comunicar, todo ano, qual foi a inflação medida no ano anterior. De posse dessas informações, será simples calcular o montante do percentual acumulado. “Cada comunicação oficial será uma carta de crédito nas mãos dos servidores, para que, com as informações corretas, possam cobrar seus direitos junto ao Governo”, finalizou.

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.