Comissão cobra convocação de excedentes do CFSD PMMG
- Detalhes
- Criado: Terça, 08 Fevereiro 2022 17:43
A Comissão de Segurança Pública cobrou, mais uma vez, a recomposição de efetivo da Polícia Militar de Minas Gerais. Uma das alternativas apresentadas é a convocação dos excedentes do último concurso de soldado, ainda em andamento.
No requerimento, de autoria do deputado Sargento Rodrigues, consta os dados apresentados pelo comandante-geral, Cel. Rodrigo Sousa Rodrigues, no último Assembleia Fiscaliza, realizado em dezembro de 2021. Na ocasião, a PM contava com 38.097 militares, quando deveriam ser 51.669, conforme o disposto na Lei 22.415/16, que fixa os efetivos da PM e do CB.
Representando o comandante-geral, o Ten.Cel Maurício José de Oliveira, Chefe da Primeira Seção do Estado-Maior, apresentou a atualização dos números. Hoje, já considerando os 1.887 militares aprovados no concurso, que ingressam até o final do mês, o efetivo da corporação é de 37.930, confirmando a defasagem. Sobre a convocação dos 1.254 excedentes, afirmou que a corporação tem total interesse e que o comando já está empenhado, tentando viabilizar, junto ao governo, esse ingresso.
Sargento Rodrigues ressaltou a necessidade de que o comando se empenhe nessa demanda e acelere as negociações, pois já existe uma data para início do curso. “Estive com o Comandante-geral no dia 28/01 e ele reafirmou o interesse na convocação e a necessidade de recompor o efetivo da PM, garantindo que as tratativas com as Secretarias de Fazenda e de Planejamento e Gestão estão em andamento”. Ele também pediu o apoio e união dos deputados, uma vez que trata-se de política de segurança pública do estado. “Além de faltarem policiais nas ruas, a principal consequência do deficit de efetivo é a sobrecarga de serviço daqueles que estão na ativa, levando ao adoecimento físico e mental da tropa o que, consequentemente, compromete a qualidade do serviço prestado à sociedade”.
Representantes da Comissão dos Excedentes do CFSD 2022 participaram da reunião e reafirmaram a disposição e vontade de servirem à PMMG e aos mineiros. Eles agradeceram o apoio recebido do deputado Sargento Rodrigues e da Comissão. Entidades de classe também manifestaram apoio à convocação.