Percentual de profissionais da segurança que receberam segunda dose da vacina ainda é muito baixo em MG

A demora do governo em viabilizar a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais das forças de segurança de Minas Gerais motivou a audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, nesta quarta-feira (02/06).

Iniciada em meados de abril, após inclusão da categoria no grupo prioritário, a logística de imunização da categoria foi questionada pelo presidente, deputado Sargento Rodrigues, assim como a disponibilização e distribuição das doses, além da definição dos grupos de servidores a serem vacinados.
Segundo dados trazidos pela representante da Secretaria de Estado de Saúde, Josianne Dias Gusmão, até a data de ontem, 76,9% já receberam a 1ª dose e 22,07% estão imunizados com as duas doses, representando, respectivamente 51.423 e 14.756 servidores. Ela explicou que a porcentagem das doses destinadas é definida com base nas informações fornecidas à SES pelo Comitê de Integração, do qual também participam a todas as corporações que compõe as forças de segurança do estado. São elas as responsáveis por indicar o público-alvo por grupo, de acordo com a designação, para que sejam vacinados. “Em termos gerais, o percentual de servidores já vacinados com a segunda dose, ainda é muito baixo no estado. O governo demorou demais a agir, a entender a necessidade de se priorizar esses profissionais. Existem municípios nos quais, até hoje, nenhum profissional foi vacinado, além de outros com um número muito baixo”, ponderou o deputado, lembrando que tem sido constantes as reclamações e questionamentos recebidos por ele e demais membros da comissão.
O Diretor de Saúde da PM, Coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares, apresentou os índices de vacinação na corporação, que já conta, no total, com 22,1% da tropa imunizada, com as duas doses, e 72,6% apenas com a primeira. Ainda assim, em alguns municípios, menos de 60% do efetivo foi vacinado. A boa notícia é que, na capital, 100% já recebeu a primeira dose, exceto aqueles que estão de férias, afastados por problemas de saúde ou quem não quis ser vacinado. No Corpo de Bombeiros, 83,15% dos servidores foram vacinados, dos quais 28,56% receberam as duas doses, informou a Coronel Andréia Geraldo Batista, Assessora de Assistência à Saúde da corporação. No caso da Polícia Civil, os números trazidos pelo Chefe da Instituição, Joaquim Francisco Neto e Silva, apontam a vacinação de 76% dos servidores com a primeira dose, sendo que, em 133 municípios, incluindo Belo Horizonte, foram alcançados 100% do efetivo. Entre os servidores dos sistemas prisional e socioeducativo, 33% foram vacinados em todo o estado, segundo Jeferson Botelho Pereira, Secretário-Adjunto de Justiça e Segurança Pública.
Ao final da reunião, foram aprovados requerimentos no sentido de cobrar maior prioridade e agilidade na vacinação das forças de segurança, além de pedir à SES informações atualizadas sobre a aplicação da segunda dose.

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.