Em resposta ao deputado, Secretário de Governo anuncia convocação de excedentes para delegados e escrivães
- Detalhes
- Criado: Terça, 01 Dezembro 2020 13:24
Durante participação do Secretário de Estado de Governo, Igor Eto, no Assembleia Fiscaliza, nesta segunda-feira (30/11), o deputado Sargento Rodrigues cobrou dele a apresentação do cronograma para convocação dos candidatos excedentes dos concursos para as forças de segurança, em razão do deficit de efetivo que todas elas apresentam.
Em resposta, o secretário anunciou que, em atendimento ao requerimento apresentado pela Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado, diante da prioridade de recomposição dos quadros da Polícia Civil, que tem o maior deficit percentual de efetivo, serão convocados os 152 excedentes para o cargo de escrivão e os 65 delegados, sendo a metade em janeiro de 2021 e a outra metade em julho. Sobre os excedentes da PM e BM, a informação é de que o governador encerrará os concursos, sem a convocação. O deputado fez apelo ao secretário para que o governador reveja essa posição e prorrogue a validade dos mesmos, até o fim do decreto de calamidade, conforme já autoriza a lei 23683/2020.
“Recebemos com alegria a convocação dos delegados e escrivães, mas é muito triste e decepcionante ouvir que os demais não serão convocados. Todos os chefes e comandantes das forças de segurança, que aqui estiveram na semana passada, foram unânimes em afirmar a necessidade de recompor os efetivos. Faço apelo para leve nosso pedido ao governador de que não retire a possibilidade de convocação e, sim, prorrogue os concursos, como já está previsto em lei, para que possa reavaliar a situação com mais critério. Se o governo tem como prioridade a segurança pública, conforme tem afirmado, e se entendeu a gravidade da situação, esse é o caminho mais prudente”, requereu o deputado.