Denúncias de policiais escalados sozinhos em viatura serão debatidas na ALMG
- Detalhes
- Criado: Quarta, 29 Maio 2019 10:46
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou requerimento, na tarde desta quarta-feira, 29/5/2019, para debater, em audiência pública, o policiamento unitário do Estado e suas consequências em relação à política de segurança pública, especialmente, à gravidade da exposição ao risco da vida e à integridade física dos policiais militares.
Na ocasião, o deputado Sargento Rodrigues, autor do requerimento e presidente da Comissão, afirmou que recebeu denúncias de dois batalhões da Capital, em que os comandantes estavam escalando o policial militar sozinho na viatura em um determinado bairro. “Isso contraria tudo porque está “jogando por terra” todos os manuais de policiamento da corporação e os chamados cadernos doutrinários, que são aqueles trabalhos feitos com as pesquisas internas e as monografias realizadas pelos oficiais, há mais de 200 anos”, disse.
Rodrigues destacou, ainda, que qualquer cidadão que tenha bom senso sabe que não dá para um policial ser escalado sozinho. “A própria PM sempre apregoou, ao longo de mais de dois séculos, a chamada supremacia de força. Um policial escalado sozinho não consegue atender a população toda vez que for acionado porque ele não pode dirigir-se sozinho ao local do crime. Como ele entrará em luta corporal com outra pessoa? Como ele imobilizará um criminoso?”, questionou.
“Vamos fazer uma audiência pública e convidaremos o Comandante-Geral da PM, como também os comandantes dos dois batalhões, 22º e 5º BPM, que estão desenvolvendo esta escala. Peço também, que os policiais militares encaminhem as demais denúncias para o e-mail do gabinete, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., caso estejam exercendo policiamento isolado”, concluiu Sargento Rodrigues.
Assista ao vídeo:
Voltar