COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA QUESTIONA REDUÇÃO DO NÚMERO DE ESCRIVÃES EM DELEGACIAS DE PLANTÃO DA PC
- Detalhes
- Criado: Quinta, 06 Dezembro 2018 07:41
As mudanças no quadro no quadro de pessoal das Delegacias de Plantão da Polícia Civil - Deplans I, II, III e IV - , em especial quanto à significativa redução do número de escrivães nas referidas unidades, será tema de audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira (13/11). O deputado Sargento Rodrigues, presidente da Comissão e autor do requerimento, ressalta que tal situação tem prejudicado o atendimento à população e a qualidade do serviço prestado nas unidades, além sobrecarregar os policiais que exercem a função.
Em visita ao Hospital da Polícia Civil, no último dia 30/10, para verificar as condições de funcionamento, a Comissão apurou que, por ano, são realizados, apenas naquela instituição, 3,7 mil acompanhamentos psicológicos. Segundo o diretor Eduardo Tomich, que busca recursos para melhorar a estrutura física do Hospital, ampliar o corpo médico e número de especialidades atendidas, o serviço de medicina preventiva é hoje uma das maiores demandas, uma vez que 33% dos afastamentos dos policiais ocorrem por problemas psiquiátricos.
“Diante deste quadro, torna-se ainda mais grave a redução do número de policiais nas unidades, em todas as áreas. O descaso do governo com a segurança pública e a ausência de investimentos está adoecendo nossos servidores e suas famílias, além de colocar em risco, também, a sociedade mineira. Precisamos cobrar explicações e providências, urgentes, daqueles que tem a responsabilidade de administrar nosso Estado”, ressaltou o deputado.
A audiência acontece no dia 13/11 (terça-feira), às 10 horas, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa. Foram convidados: João Octacílio Silva Neto - Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Enrique Rocha Solla - Chefe do 1º Departamento de Polícia Civil na 1ª Região Integrada de Segurança Pública, Leonardo Duque Barbabela - Coordenador da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte, José Maria de Paula - Presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, Marco Antônio de Paula Assis – Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado Minas Gerais, Bertone Tristão - Presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado de Minas Gerais e Mário José Correia Santos - Presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais.
Voltar