Baixo efetivo e falta de estrutura e logística expõem a integridade física de policiais militares no interior do estado
- Detalhes
- Criado: Quarta, 19 Julho 2017 13:54
Os deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram dois requerimentos com pedidos de providência ao Governo do Estado, motivados por visita realizada à cidade de Santa Margarida (Zona da Mata) na última segunda-feira (17/7/17).
As solicitações foram aprovadas em reunião realizada nesta terça (18) e foram feitas pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), e pelos deputados João Leite e Antonio Carlos Arantes (ambos dos PSDB).
Sargento Rodrigues relatou que a comissão visitou os familiares do cabo Marcos Marques da Silva e do vigiante Leonardo José Mendes, mortos no assalto às agências do Banco do Brasil e do Sicoob, naquele município, ocorrido no dia último dia 10, assim como o destacamento da Polícia Militar na cidade.
De acordo com ele, atualmente, o efetivo é de apenas dois policiais por turno. “Não há como enfrentar as quadrilhas que vem atuando na região com um número tão reduzido de servidores. O governo precisa priorizar suas políticas públicas e a segurança é uma demanda urgente”, afirmou.
Para tanto, o primeiro requerimento visa o aumento do efetivo policial, a aquisição de uma viatura de grande porte equipada com compartimento de segurança (xadrez), a verificação dos coletes à prova de balas vencidos e substituição dos mesmos, e a construção de uma nova sede para o destacamento da Polícia Militar em Santa Margarida – MG.
No segundo pedido são solicitados o aumento do efetivo da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em caráter de urgência, nos destacamentos e pelotões e o reestudo das escalas de serviço em destacamentos da instituição, considerando-se a fragilidade da força policial pelo baixo efetivo no estado.
Ao final, Sargento Rodrigues apresentou requerimento para realização de audiência pública sobre o tema, no mês de agosto.
Leia os requerimentos aqui.
Voltar