Pela terceira vez, Oficiais da PMMG não comparecem à ALMG para prestar esclarecimentos sobre os fatos, do dia 21 de abril, em Ouro Preto

IMG 4019 optA Comissão de Segurança Pública reuniu-se, nesta terça-feira, 21/6/2016, para ouvir o Coronel Eucles Honorato Júnior, o Ten.-Cel. Gianfranco Caiafa, o Ten.-Cel. Cláudio Vítor e o 1º-Ten. Leonardo Guimarães Oliveira Maillo para prestar esclarecimentos sobre a forma de atuação dos policiais militares por barrarem o deputado Sargento Rodrigues e os Presidentes das entidades de classe da PMMG e da CBMMG, quando tentaram entrar na solenidade de entrega da medalha da Inconfidência no dia 21 de abril, em Ouro Preto. Os oficiais infringiram a Constituição da República, especialmente os direitos de ir e vir, de manifestação e de liberdade de expressão e garantias com natureza de cláusulas pétreas, em cumprimento a ordem do governador do Estado. Enquanto integrantes da CUT e MST adentravam livremente ao local, estes oficiais agrediram o deputado e os demais com jatos de gás lacrimogênio.

Na ocasião, os Oficiais não compareceram à reunião, quando foram convocados novamente para a audiência do dia 5/7/2016, às 9h, para prestarem esclarecimentos. O Comandante-Geral da PMMG enviou ofício a ALMG informando a “impossibilidade devido aos empenhos operacionais, do comparecimento dos Oficiais da PMMG, convocados para audiência pública prevista para o dia 21 de junho de 2016, às 9h, no Plenarinho IV, da ALMG”.

1061016 optDe acordo com o deputado Sargento Rodrigues, Presidente da Comissão de Segurança Pública, caso o Comandante-Geral da PMMG, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, não determine o comparecimento dos Oficiais que estão devidamente convocados, solicitará a Procuradoria-Geral da Assembleia que prepare denúncia por crime de responsabilidade pelo não comparecimento às convocações manifestadas. “Até hoje, nesses quase 18 anos de mandatos, eu ainda não vi um corajoso para fazer isso. Então, se o Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini está entendendo que os Oficiais não vão comparecer aqui, está enganado. Já está marcado para o dia 5 de julho a nova convocação e já passamos por duas desculpas, vamos ver qual será a próxima. Se ele está entendendo que vai conseguir “barrigar” a Assembleia, não vai dar certo a estratégia dele”, explicou.

Ainda segundo Rodrigues, em Ouro Preto os Oficiais mandaram “dar carga” de gás lacrimogênio no Sargento Bahia, no deputado e no Cabo Coelho, atacaram os assessores e derrubaram o Sargento Alexandre. “Quero ver essa bravura aqui, mas aqui não vai ter gás lacrimogênio, não vai ter ninguém com bastão, com escudo. Aqui o que vale é a nossa fala”, ressaltou.

Sargento Rodrigues destacou, ainda, que se persistir a desobediência sobre a convocação dos Oficiais à ALMG, o Comandante-Geral da PMMG será convocado para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

1061025 opt

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.