Comissão de Segurança Pública fiscaliza o 22º BPM

DSC 0284 optA Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visitou o 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado no bairro Santa Lúcia, região Centro-sul de Belo Horizonte, a pedido do deputado Sargento Rodrigues, nesta terça-feira, 6/10/2015, para verificar, "in loco", as condições de trabalho dos policiais militares, como também os recursos logísticos disponíveis a eles.

Segundo o deputado Sargento Rodrigues, o objetivo da visita é mostrar ao Governo o que está faltando para os policiais militares, como também para se ter uma melhor segurança pública em todo o Estado. “Nossa preocupação é mostrar para o Governo o que está faltando na ponta da linha e o que ele deve priorizar”, disse.

Um dos maiores problemas da Unidade é a quantidade de viaturas baixadas, como também a rotatividade destes veículos. Segundo o Subcomandante do 22º BPM, Major Olímpio, além de 80% dos problemas da Unidade estarem relacionados com as viaturas, das 120 cerca de 37% encontram-se paradas. “Quando conserta a embreagem, a suspensão estraga”, afirmou. Além disso, a Unidade possui vários veículos, modelos mais frágeis e antigos, como “Pálio 2011” que rodam 24 horas por dia, o que causa um enorme desgaste para os carros. O Batalhão e suas quatro Companhias lançam, hoje, cerca de 30 viaturas por turno na rua.

976969 optNa ocasião, o Subcomandante também destacou que naquele momento haviam 9 presos para serem entregues nas Centrais de Flagrantes da Polícia Civil (Ceflans), porém estavam esperando por muito tempo devido a falta de vagas no sistema prisional. “Eles só recebem o preso quando tem vaga no sistema prisional”, disse.
Major Olímpio também esclareceu que o 22º encaminha dois policiais militares no turno da tarde para fazer “guarda” da Ceflan. No turno da manhã, a função fica por conta do 1º BPM e no turno da noite pelo 34ºBPM. “Hoje a partir das 15 horas terei cinco policiais militares na Ceflan para registrar ocorrências, além dos dois para fazer a guarda”, ressaltou. Ainda segundo o Major, estes policiais militares fazem muita falta na ponta da linha, principalmente no eixo da Avenida Nossa Senhora do Carmo e na Avenida Amazonas. Segundo o deputado Sargento Rodrigues, esta função é de agentes penitenciários. “Seria necessário um agente penitenciário para fazer escolta e não policiais militares”, explicou.

DSC 0282 opt“O que nós observamos aqui no 22º BPM com estas viaturas quebradas é o que a população está sentindo na prática. Se temos muitas viaturas quebradas por falta de cabo de embreagem, pneus ou freios, elas deixam de ser lançadas no policiamento e isso faz com que haja uma grave deficiência no policiamento preventivo e repressivo. Este é o resultado do por quê a população está cobrando tanto, principalemnte devido ao alto crescimento da criminalidade e da violência. Quando o cidadão disca 190 e esta viatura demora a chegar é porque as únicas que estão na rua estão atendendo outras ocorrências e em alguns casos algumas ocorrências ficam em aberto e não são atendidas, o que está acontecendo hoje. Isto é muito grave e afeta os cidadãos todos os dias”, esclareceu o deputado Sargento Rodrigues.

Sargento Rodrigues explicou, ainda, que de acordo com os dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) do Estado houve uma enorme queda no investimento e no custeio da PMMG nos nove primeiros meses deste ano. “Há uma diferença em toda a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. O Governo do Estado cortou R$152 milhões de custeio comparado aos nove primeiros meses do ano passado. Isto é um absurdo, é muito grave, e o reflexo disso a população está sentindo todos os dias. A população não só se sente insegura, como também tem a percepção que o crime e a violência estão aumentando”, ressaltou.

DSC 0419 optQuestionado em relação as taxas de segurança pública, Sargento Rodrigues afirmou que elas deveriam ser “carimbadas”, mas os valores são repassados para o caixa único do Governo e eles acabam priorizando outras áreas.

Ao final, Rodrigues informou que a Comissão de Segurança Pública visitará todas as unidades da Polícia Militar da Capital para mostrar ao Governo a real situação, como também onde é necessário priorizar. “A segurança pública para o cidadão é prioridade e o Governo precisa tomar ciência disso e tomar providências, o que não está fazendo”, enfatizou. O parlamentar também disse que a comissão realizará audiência pública com a presença dos comandantes de batalhões, companhias, como também dos delegados de polícia e dos Presidentes das Associações de classe para discutir a melhor forma de aplicação dos recursos da segurança pública, como o tipo de viatura e de armamento, para que possam ser aplicados no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) que está na ALMG. “A Comissão de Segurança Pública apresentará emendas ao PPAG e aperfeiçoará a proposta que veio do Governo”, afirmou.

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.