CONTRATOS DE AGENTES PENITENCIÁRIOS E SOCIOEDUCATIVOS SERÃO RENOVADOS POR ATÉ CINCO ANOS

DSC 0172 optProjeto de Lei nº 1.660/2015, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, foi aprovado, em segundo turno, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira, 24/6/2015, com 65 votos favoráveis e nenhum contrário.

A matéria, aprovada em Plenário, prevê que os contratos de trabalho podem ser prorrogados pelo Governo do Estado da seguinte forma: por até um ano nas áreas de saúde e educação; por até três anos nas áreas de segurança pública, vigilância e meio ambiente; e por ATÉ cinco anos na área de defesa social.

A alteração proposta no PL 1.660/15 incide sobre o inciso III do parágrafo 1° do artigo 4° da Lei 18.185, que estabelece limites temporais para a prorrogação de contratos, nos casos em que o número de servidores efetivos for insuficiente para a continuidade dos serviços públicos essenciais e desde que não haja candidatos aprovados em concurso público aptos à nomeação. De acordo com a lei, a duração dos contratos fica limitada ao provimento dos cargos mediante concurso público. O PL foi aprovado com os efeitos da lei retroativos a 1º de junho de 2015.

DSC 0091 optO deputado Sargento Rodrigues foi relator da proposição na Comissão de Segurança Pública, onde apresentou emenda para que na realização de concurso público para provimento dos cargos de agente penitenciário e de agente socioeducativo, considera-se, para efeitos de pontuação, como título o cômputo dos anos anteriormente trabalhados nas áreas de segurança pública e defesa social, mas a emenda foi derrotada pelos deputados da base de governo.

Sargento Rodrigues explicou, ainda, que trabalha sobre o assunto desde 2013, quando enxergou a necessidade que os agentes penitenciários e socioeducativos teriam sobre o assunto e apresentou o Projeto de Lei 4.170/2013. Em seu pronunciamento, Rodrigues parabenizou os agentes penitenciários e socioeducativos pela belíssima luta travaram na ALMG desde 2013. “Os empregos dos senhores e das senhoras estão garantidos e nós sabemos que vocês farão o melhor, com dedicação, para o sistema prisional”, disse.

DSC 0094 optAinda segundo Rodrigues, sua felicidade é muito maior devido a luta travada juntamente com os agentes penitenciários e socioeducativo. “Nós estamos juntos nesta luta. Isso que é o mais importante”, disse. Rodrigues esclareceu, também, que não pega carona em projetos de outros deputados. “Se é uma coisa que não faço, nunca fiz e nunca farei, é pegar carona em projetos de outros deputados. Não é da minha estirpe, não é da minha linha, até porque Deus me deu saúde, inteligência, perspicácia, persistência e muita disposição para poder defender aqueles que eu me coloquei à disposição para que o meu mandato pudesse ser, única e exclusivamente, para servir a coletividade”, ressaltou. Segundo ele, o que o faz levantar todos os dias cedo para ir a ALMG, são momentos como esse, de dizer “olha, nós aprovamos um benefício para os trabalhadores”, explicou.

O parlamentar destacou que esta é uma vitória dos agentes penitenciários e socioeducativos, pois com a aprovação da proposição não haverá as demissões previstas. Para ele, caso ocorressem as demissões e novos agentes fossem contratados, o sistema prisional ficaria fragilizado. “Se houvesse a demissão em massa, de 6 mil agentes penitenciários e socioeducativos, e uma contratação de novatos, o sistema ficaria em xeque, muito fragilizado, pela absoluta falta de experiência. Lidar com carceragem, lidar com detentos de pena ou de menores infratores não é coisa simples, é algo complexo, que requer muita experiência”, enfatizou. Rodrigues explicou que, no momento, o sistema prisional e socioeducativo estão superlotados e a inexperiência dos novatos traria um prejuízo enorme para a segurança pública de uma forma em geral.

DSC 0117 optPara o Presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais (SINDASP-MG), Adeilton de Souza Rocha, esta aprovação trouxe sossego e justiça social para milhares de servidores do sistema prisional e socioeducativo que estão há 8, 9 e, até, 15 anos trabalhando nas funções. “De repente, em um momento delicado com a superlotação do sistema prisional, eles seriam dispensados e substituídos por outras contratações. Nós estamos aproveitando esta experiência. Isto vai salvar o emprego de mais de 15 mil servidores do sistema prisional e socioeducativo, como agentes penitenciários, agentes socioeducativos, servidores administrativos e técnicos dos dois sistemas”, afirmou.

Já o Presidente da União Mineira dos Agentes de Segurança Prisional do Estado de Minas Gerais (UNIMASP – MG), Ronan Rodrigues, afirmou que os agentes conseguiram a aprovação do projeto com muito merecimento e com o apoio do deputado Sargento Rodrigues. Na ocasião, ele falou da sua felicidade. “Estou me sentindo como se eu fosse o “cara” mais feliz do mundo só de segurar o emprego de mais de 6 mil pais de famílias”, disse.

A matéria segue para apreciação da redação final e, posteriormente, seguirá para a sanção do governador.

DSC 0108 opt

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.