COMANDANTE DA COMPANHIA DE FRUTAL É DENUNCIADO POR MAQUIAGEM DADOS DE BOLETINS DE OCORRÊNCIAS

O deputado Sargento Rodrigues utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na tarde desta quarta-feira, 10/7/2019, para denunciar a maquiagem de dados na elaboração de boletins de ocorrência, por parte do comandante da 4ª Companhia Independente, localizada em Frutal, Major Ivanildo Gomes dos Santos.

Na ocasião, Sargento Rodrigues destacou que a Comissão de Segurança Pública da ALMG já havia aprovado requerimento para convocar o Major Ivanildo devido às denúncias gravíssimas e mais de quinze boletins de ocorrências, onde o Major, no intuito de buscar sua promoção ao cargo de Tenente-Coronel, vem maquiando os dados de ocorrências da sua Companhia, obrigando policiais militares, sob seu comando, a mudar a natureza do crime mais grave para o de menor potencial ofensivo. “O relato da ocorrência policial, por si só, já demonstra a farsa da tipificação e isso é muito grave. É com base nos dados estatísticos das ocorrências que a Instituição e o Governo formulam suas políticas públicas para conter o avanço de determinado crime”,disse.

Rodrigues ressaltou que a última ocorrência, datada de 8/7/2019, mesmo com a convocação do Major na Comissão de Segurança Pública, ele continua com a prática na sua companhia. Diz assim o histórico da ocorrência policial: “Compareceu na sede da 4ª CIA PM IND o Sr. Marcos, o qual nos relatou que transitava a pé pela rua Dr. Cláudio Queiroz Maia, no bairro Caju, momento em que foi abordado por dois indivíduos que passavam em uma bicicleta sem maiores dados do veículo, sendo que ambos estariam trajando calça jeans e blusas de agasalho de cor escura com capuz e aparentavam ter idade aproximada de vinte anos, sendo que um deles desceu da bicicleta e foi em sua direção, e disse é um assalto, passa a carteira, com medo o sr. Marcos ficou parado, pois achava que este poderia ter alguma arma, então o autor retirou a carteira do seu bolso, a qual continha seu RG, um cartão do banco Bradesco em seu nome, um cartão ticket alimentação e a quantia de R$50,00 em ato contínuo. Ambos autores tomaram sentido ao bairro Villa Esperança. A vítima não sabe informar mais nenhuma característica dos autores. Diante dos fatos, seguem rastreamentos no intuito de identificar e prender os autores do furto, bem como recuperar os bens.”

“A tipicidade da ocorrência é furto e o meio utilizado, abuso de confiança. Isso é muito grave. Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Giovanne Gomes da Silva, sabemos que você está tomando providências internas para fazer auditoria com base nessas denúncias que tenho feito de forma macro na polícia militar, mas este caso de Frutal, requer abertura de Inquérito Policial imediato, pois isso é crime. Ocorrências de tentativa de homicídio virando lesão corporal, crimes de roubo virando furto. Isso está acontecendo com frequência por orientação do Major Ivanildo Gomes dos Santos. E o pior, um Cabo desta mesma companhia foi submetido a uma sindicância aberta por este Major porque recebeu a ordem de um Tenente para mudar a natureza da ocorrência de roubo pra furto e não aceitou. Abriram a sindicância, concluíram, pediram a punição e transferiram o Cabo da Companhia. É uma vergonha!”, completou o deputado Sargento Rodrigues.

Ao final, o parlamentar deixou claro que, em breve, o Major estará na Comissão de Segurança Pública, prestando as informações na condição de convocado.

 

Assista ao vídeo:

 

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.