Eleições para Presidente do Senado apontam importância do fim do voto secreto, medida adotada em Minas em 2013, por iniciativa do deputado Sargento Rodrigues

Diante dos últimos acontecimentos envolvendo a eleição para presidente do Senado Nacional, volta a ganhar destaque a discussão sobre a importância de acabar com a votação secreta nas Casas Legislativas. O voto secreto envolve questões de ordem moral e ética que comprometem, fatalmente, a legitimidade dos resultados. A pressão e a barganha política por trás da "escolha" do candidato é notória.

Nesse contexto, vale ressaltar que Minas Gerais está na vanguarda, em razão da Emenda à Constituição 91/2013, de autoria do deputado Sargento Rodrigues. A promulgação da emenda acabou com o voto secreto dos deputados no parlamento mineiro.

O deputado Sargento Rodrigues passou doze anos insistindo na alteração constitucional. Por três mandatos consecutivos, apresentou a proposta por entender que o voto secreto é um instrumento antidemocrático, pois impede que o eleitor acompanhe e conheça o posicionamento dos parlamentares. Além de ser um aliado a favor das negociações e interesses políticos específicos. 

Para o deputado, a situação ocorrida no Senado é a prova de que a Emenda Constitucional 91/ 2013 representou uma grande vitória para os parlamentares e cidadãos mineiros. “Aqui em Minas, o eleitor pode acompanhar toda e qualquer votação que o deputado exerce no Plenário e nas Comissões, se o voto foi sim, não, abstenção ou em branco. O cidadão mineiro tem um instrumento à sua disposição para conferir o posicionamento de seu representante na ALMG, pois sabe qual foi a posição adotada na votação dos projetos" destaca.

Sargento Rodrigues ressalta, ainda, que a proibição do voto secreto iniciou uma nova cultura no parlamento mineiro, pois os deputados têm que escolher entre os interesses políticos e os do seu eleitor, ao votar determinada proposição. "Neste quesito, a Assembleia Legislativa de Minas é exemplo de total transparência na deliberação de seus deputados”, afirma deputado, lembrando a satisfação de ter sido ele o autor da proposta que possibilitou isso.

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.