Deputado Sargento Rodrigues cobra medidas que solucionem os problemas do plantão regionalizado da Polícia Civil

30.04.2A Comissão de Segurança Pública, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta terça-feira, 30/04, requerimento de autoria do deputado Sargento Rodrigues para a realização de reunião, em caráter de urgência, entre os membros da Comissão, o Secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o Chefe da Policia Civil, Cylton Brandão da Mata e o Superintendente Geral da Policia Civil, Jeferson Botelho, visando discutir os graves problemas de Segurança Pública em face dos plantões regionalizados da Polícia Civil de Minas Gerais.

De acordo com o deputado Sargento Rodrigues, os plantões regionalizados têm causado diversos problemas aos policiais militares e à população. "Além de desguarnecer a segurança local, os policiais militares são submetidos a um grande desgaste físico e psicológico,  devido à distância que os mesmos são obrigados a percorrer para lavrar a ocorrência", disse.

Rodrigues ressaltou, durante a reunião da Comissão, o acidente ocorrido na madrugada do último domingo, 28, na MG-329, na altura do KM 113, em Ponte Nova, na Zona da Mata, entre uma van e um Fiat Uno, emprestado pela prefeitura à PM da cidade. A batida deixou 16 feridos e causou a morte de cinco pessoas, dentre elas, dois policiais militares.

Os policiais militares, que após prenderem o autor de um furto na cidade de Raul Soares, se deslocavam até o munícipio de Ponte Nova para entregar ocorrência no plantão regionalizado, quando se envolveram em um grave acidente.

As vítimas do acidente foram o Soldado José Paulo Rodrigues, Cabo José Ferreira Pena e  Aluízio Davino, Eduardo Junior Silva Davino, Marciel de Oliveira Pergentino, respectivamente, nesta ordem, vítima do furto, testemunha e autor do delito.

O deputado lembrou, ainda, que esta não é a primeira vez que policiais militares morrem no deslocamento de uma cidade a outra, em direção ao plantão regionalizado. " É o terceiro caso de policiais militares mortos em decorrência de deslocamentos de viaturas para encerrar ocorrências policiais nos plantões regionalizados da PCMG. O primeiro caso que se tem notícia ocorreu no ano de 2011 e vítimou o Soldado de Primeira Classe Alessandro Dias Rosa, à época com 33 anos", afirmou.

Além das dificuldades para o encerramento do Boletim de Ocorrência, Rodrigues relatou que em muitos casos, as viaturas não possuem condições mecânicas para deslocarem  80, 100, 200 km, até à delegacia do plantão.


Sargento Rodrigues também aprovou na Comissão de Segurança Pública, requerimento para a visita da Comissão ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar e na Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), para que seja discutida o aumento do efetivo da corporação.

De acordo com o deputado, o efetivo militar previsto pelo Governo seria de 7.999 para o Estado, mas atualmente, o Corpo de Bombeiros conta apenas com 5.500 servidores. Destaca, também, as inúmeras solicitações que tem recebido juntamente com a Comissão para a implantação de unidades em diversos municipios de Minas Gerais.

Ao todo foram aprovados cinco requerimentos do deputado Sargento Rodrigues.

Consulte abaixo a íntegra dos requerimentos:

Requerimento plantão regionalizado 1

Requerimento plantão regionalizado 2

Requerimento plantão regionalizado 3

Requerimento efetivo Corpo de Bombeiros Militar

Requerimento Passa Quatro

Requerimento manifestação aplauso

Requerimento Policia Civil 1

Requerimento Policia Civil 2

 

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.