Diretora denuncia falta de segurança em Escola Estadual, mas não comparece à audiência pública sobre o caso por interferência do Governo do Estado

23167881 1705341229538975 576850153455837360 nNa manhã desta terça-feira, 31/10/2017, foi realizada na Comissão de Segurança Pública, a pedido do deputado Sargento Rodrigues, audiência pública para debater a insegurança a que estão sujeitos os alunos e professores da Escola Estadual Professor Magalhães Drumond, localizada no bairro Nova Cintra, em Belo Horizonte, onde já foram registrados, somente este ano, mais de 60 boletins de ocorrência em razão de furtos, atos de vandalismo e depredação.

No entanto, a diretora da escola, a Sra. Ana Maria Ramos Goulart, que havia procurado e relatado, junto à vice-diretora e um líder comunitário, ao deputado Sargento Rodrigues as ocorrências, como furtos de materiais pedagógicos, de merenda escolar e danificações na estrutura física da escola, não compareceu à audiência, uma vez que foi intimada pela Secretaria de Estado de Educação a participar de uma reunião exatamente no mesmo horário da Audiência. Procurada pela assessoria da Comissão, a diretora não atendeu às ligações e nem enviou representante.

O deputado Sargento Rodrigues afirmou que o fato da diretora não ter comparecido, com medo de represálias da Secretaria Estadual de Educação, à Audiência, mostra o quanto o Governo do Estado foge do debate e da realidade da Segurança Pública em Minas Gerais. “O Governo vem sucateando a Segurança Pública em Minas, cortou do R$ 223 milhões do custeio da Polícia Militar, cortou cerca de R$ 31 milhões dos recursos da Polícia Civil, está provocando um colapso em relação ao efetivo das Polícias e ainda não tem a coragem para enfrentar o debate. É uma vergonha e uma irresponsabilidade”, ressaltou o parlamentar.

Os deputados Sargento Rodrigues e João Leite fizeram um apelo ao delegado Regional do Barreiro, Rômulo Guimarães Dias, que estava representando João Octacílio Silva Neto, chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, já que o Comando-Geral da PMMG mais uma vez se ausentou, para exercer uma repressão qualificada no bairro e, principalmente, no entorno da Escola, e apresentaram requerimento para que sejam encaminhadas à Polícia Civil e à Polícia Militar de Minas Gerais, pedido de providência para que sejam priorizadas operações conjuntas, inclusive com ações prévias de monitoramento e de prisão dos alvos.

Segundo o Delegado Regional, Rômulo Dias, já foi realizado um levantamento dos boletins de ocorrência que envolvem a Escola e afirmou que apesar de já haver um grupo de intervenção estratégica de roubos e homicídios no bairro Nova Cintra, vai trabalhar para que a Polícia Civil determine um empenho ainda maior no local, atendendo aos pedidos da comissão.

Também foram apresentados requerimentos de autoria dos deputados Sargento Rodrigues e João Leite, para que sejam encaminhados ao Governador do Estado e à Secretaria do Estado de Educação pedido de providências para a imediata designação de vigilantes e instalação de câmeras na Escola, como forma de contribuir na melhoria de suas condições de segurança, também para que seja realizada visita da Comissão de Segurança Pública, para verificar e discutir, in loco, a situação de insegurança vivenciada na Escola, bem como para que seja realizada audiência pública na presença do Ministro da Justiça para debater a situação da Segurança Pública no estado de Minas Gerais.

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.