AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE AUMENTO DA VIOLÊNCIA E DA CRIMINALIDADE NO BAIRRO UNIÃO, EM BELO HORIZONTE

20915447 1625852037487895 6811129415334586683 nNa manhã de hoje, 22/8/2017, foi realizada uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater a segurança do bairro União, em Belo Horizonte, onde se constatou o aumento significativo de roubos, tráfico de drogas e arrombamento de veículos e de residências.

O deputado Sargento Rodrigues solicitou a realização da audiência após uma reunião com a Comissão de Moradores Voluntários do Bairro União, que relataram que, mesmo o bairro sediando estabelecimentos de grande porte, como um shopping center, uma universidade, escolas, e comércio em geral, além da Vila Arthur de Sá, local com alto índice de pobreza, o policiamento da região conta com um efetivo reduzido e que dispõe de apenas duas viaturas.

A Comissão de Moradores apontou ainda, que em razão da implementação da Via 710, alguns imóveis da Vila Arthur de Sá foram desocupados, mas que com o atraso das obras e de fiscalização, estes locais passaram a ser utilizados para o tráfico de drogas e a para a prática de outros crimes. Além disso, os moradores ressaltaram a ocorrência de “arrastões” nos transportes coletivos e nos pontos de embarque e desembarque de passageiros nos períodos da manhã e da noite, e que a instalação de câmeras não foi suficiente no combate aos furtos.

Estiveram presentes na audiência pública para debater o assunto, o chefe do 1o Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, Rafael de Souza Horácio, o delegado de Polícia Civil Davi Batista Gomes, o delegado regional leste, Ronald Gouveia, inspetor regional leste, Jeferson Geraldo Alexandrino e o diretor de operações da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Júlio César de Freitas.

Todos os líderes comunitários presentes cobraram enfaticamente a presença do representante da Polícia Militar na reunião. Segundo Adaíza Rocha, os moradores se sentem lesados e ignorados diante desta situação, e se esforçaram para estar presentes na reunião de hoje, ao contrário de algumas autoridades.

20952983 1625852230821209 3254336230625573419 nPara Juliana Alves do Nascimento, o mais grave é o baixo efetivo da PM, pois com poucas viaturas, o atendimento é lento e não consegue suportar a comunidade, e segundo Reni Tiago, são necessários o aumento do policiamento motorizado e a instalação de uma base móvel da PM em local com visibilidade como reforço.

Diante das necessidades debatidas durante a audiência, o deputado Sargento Rodrigues apresentou um requerimento para que seja encaminhada à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, pedido de providência para o urgente levantamento e demolição de todas as casas abandonadas na Vila Arthur de Sá, tendo em vista o relato dos moradores sobre a utilização dos imóveis para práticas ilícitas, o que vem causando sérios prejuízos à comunidade local.

Os demais requerimentos apresentados, pedem providência ao Comando-geral da Polícia Militar, à chefia da Polícia Civil e à Guarda Municipal de Belo Horizonte para que sejam realizadas operações integradas de repressão qualificada à criminalidade no bairro União com o apoio de unidades especializadas, e providência à chefia da Polícia Civil de Minas Gerais para a realização de ações específicas de combate à criminalidade no bairro e o posterior envio à Assembleia Legislativa das iniciativas e resultados obtidos.

Por fim, o último requerimento pede providência à Governadoria do estado, ao Comando-geral da Polícia Militar e à chefia da Polícia Civil, para o aumento dos efetivos dos policiais, bem como a disponibilização de viaturas e demais equipamentos necessários ao cumprimento do policiamento ostensivo, e da investigação judiciária inerente ao bairro União, de Belo Horizonte, tendo em vista o intenso crescimento da criminalidade na reunião, especialmente das ocorrências de roubo, furto, tráfico de drogas, conforme relato dos moradores da região à Comissão de Segurança Pública nesta ocasião.

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.