Projeto de Lei do deputado Sargento Rodrigues é aprovado em plenário

Os parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovaram, em 2º turno, o Projeto de Lei 2.325/2011, de autoria do deputado Sargento Rodrigues, que regulamenta os serviços do tipo “couvert” pelos restaurantes, lanchonetes, bares e seus congêneres no Estado.

O Projeto prevê que os estabelecimentos que adotam o sistema de Couvert (serviço caracterizado pelo fornecimento de aperitivos assim definidos pelo estabelecimento, servidos antes do início da refeição propriamente dita), disponibilizem ao consumidor informações claras quanto ao preço e composição do serviço no cardápio. O PL 2.325/11 impede, ainda, o fornecimento do “couvert” ao consumidor sem solicitação prévia, a menos que seja oferecido gratuitamente.

De acordo com o deputado, não são poucos os problemas e as reclamações que versam sobre o popular “couvert de mesa”, que vão desde a falta de informação clara sobre o preço e a composição do serviço, até à cobrança pelo número de pessoas sentadas à mesa, mesmo sem consumo por parte de algumas delas. “Esse procedimento viola os princípios orientadores da defesa dos direitos do consumidor, na medida em que se configura como vantagem manifestamente abusiva”, esclarece.

 

 

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.