Em visita, Comissão de Segurança constata condições precárias de trabalho em Bases Móveis da PM - audiência pública será feita para tratar do assunto

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais esteve em Betim, na tarde desta terça-feira (23/04), para checar as condições de trabalho dos policiais que atuam em bases móveis da Polícia Militar, do 66º Batalhão.

O deputado Sargento Rodrigues, presidente da comissão, solicitou a visita após receber denúncias de que os policiais estão trabalhando em condições inadequadas como, por exemplo, temperatura elevada no interior dos veículos, falta de acesso à água e a sanitários, além de não terem um local adequado tanto para armazenar quanto para fazerem suas refeições.

O deputado visitou três unidades na região, nas quais ouviu os policiais, que confirmaram as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Entre as principais reclamações estão a falta de banheiros, que chega a causar constrangimentos, principalmente para as policiais femininas, as dificuldades com a alimentação e calor. “Nas bases, não há local para armazenarem nem aquecerem uma refeição trazida de casa. Na unidade do bairro Vila Cristina, nos relataram que são proibidos de se alimentarem dentro do veículo. Vão alimentar onde, então? Esta base fica num local ermo, onde tem um matagal. O sargento Renato nos disse que teve dengue e que acredita ter sido picado pelo mosquito no local. O policial é um trabalhador como qualquer outro e tem que ter seus direitos respeitados. O mínimo que o Estado precisa oferecer a eles são condições dignas e salubres”, ressaltou o deputado.

Durante a visita, também foram constatados problemas relacionados à segurança, rede elétrica, condições do ponto de permanência da Van, entre outros. Para o deputado Sargento Rodrigues, a situação precisa ser levada ao conhecimento do Comandante-geral da PM. “A visita serviu de amostragem para elaborarmos um relatório. A Comissão fará uma audiência pública, para que possamos ouvir todas as partes, apontarmos os problemas e apresentarmos sugestões, de forma a contribuir para melhorarmos as condições de funcionamento das Bases Móveis. Entendemos que é uma boa política pública e que tem a aprovação da população, mas é fato que as condições de trabalho dos policiais estão muito aquém do que deveria ser o correto. Como Poder Legislativo, temos o dever de fiscalizar, mas também de contribuir para soluções”, afirmou Sargento Rodrigues.

Assista ao vídeo

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.