SARGENTO RODRIGUES É ELEITO VICE-PRESIDENTE DA CPI CRIADA PARA APURAR A TRAGÉDIA DA VALE

O deputado Sargento Rodrigues foi eleito vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a tragédia da Vale, causada pelo rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), em 25 de janeiro último e que deixou mais de 300 vítimas, entre mortos e desaparecidos. O objetivo da comissão é chegar aos responsáveis por esta tragédia. O deputado é o primeiro signatário do requerimento para instalação da CPI, que foi assinado por 74 parlamentares. Segundo o Regimento Interno da ALMG, a CPI possui poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e terá prazo de 120 dias para apuração dos fatos, prorrogável por mais 60. 

A presidência ficou a cargo do deputado Gustavo Valadares, que indicou o deputado André Quintão como relator dos trabalhos. A reunião que elegeu os membros da comissão aconteceu na manhã desta terça-feira (19/03), quando ficou determinado que as reuniões ordinárias serão sempre às quintas-feiras, às 9:30.

Sargento Rodrigues agradeceu a confiança dos demais deputados e ressaltou a importância da CPI, que difere, e muito, das demais comissões da Assembleia, uma vez que atua de forma independente, com poderes próprios de autoridades judiciais. “As ações da CPI são assinadas pelo presidente da mesma, não passando pelo “filtro” da Mesa Diretora da Assembleia, e são repassadas diretamente aos órgãos destinatários. Com isso, não ficam paradas, engavetadas, como acontece com muitos requerimentos. Desta forma, rompemos vários obstáculos e conseguimos avançar rapidamente com os trabalhos. É esse poder independe que a CPI tem que a faz tão poderosa e, ao mesmo tempo, tão temida”, ressaltou o deputado, registrando ser esta a quinta Comissão Parlamentar de Inquérito que ele integra, desde que foi eleito para o primeiro mandato.

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.