RECUSA EM FAZER MAQUIAMENTO DE OCORRÊNCIA POLICIAL PROVOCA PRISÃO DE SARGENTO DO 34º BPM

Está sendo preso, neste momento, por crime de desobediência, o Sargento Pires, do 34º Batalhão de Polícia Militar, por ter se negado a alterar a tipificação de uma ocorrência de roubo para furto. A ordem foi dada pelo Tenente Louzer, seu superior hierárquico.

Há tempos, tal procedimento tem sido denunciado pelo deputado Sargento Rodrigues, por meio da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, a qual ele preside, como prática comum adotada pelo Comando-geral da PMMG, para o maquiamento de ocorrências. Isso tem sido feito com objetivo de “baixar” as estatísticas de crimes violentos no Estado, justificando a publicidade do Governo na tentativa de esconder o sucateamento da segurança pública. “Fui pessoalmente conversar com o Sargento Pires para oferecer a ele todo o apoio jurídico necessário. É inadmissível a postura de determinados oficiais que atuam em detrimento da população e dos policiais subordinados, servindo, de modo subserviente, a um governo irresponsável, que se preocupa mais com imagem do que com resultados”, esclarece o deputado.

 

O maquiamento de ocorrência já foi tema de audiências da Comissão de Segurança Pública em razão de várias denúncias recebidas. Em todas elas, o Comando-geral da PMMG e o Governo sequer mandaram representantes para prestarem os devidos esclarecimentos, em total desrespeito ao Poder Legislativo e à sociedade mineira.


No caso em questão, a vítima procurou a 21ª Companhia da PM, hoje pela manhã, para registrar o roubo do seu aparelho celular, relatando que o autor do crime a empurrou com violência, motivo pelo qual fica tipificado como roubo, conforme registrou o Sargento Pires. Quando tomou conhecimento da ocorrência, o Tenente Louzer pediu ao sargento que alterasse a natureza para furto. Como o sargento não aceitou fazer tal procedimento, recebeu do tenente a ordem de prisão por recusa de obediência de ordem superior.

 

Assista o vídeo:

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.