Você ajudou a reeleger o corrupto

dep.tribTodos nós brasileiros odiamos o político desonesto, trapaceiro, enganador, demagogo e principalmente o corrupto. Bom, acredito eu que isso deveria ser unanimidade entre todos os cidadãos, mas na prática, é assim mesmo que relacionamos com nossos políticos? Tudo isso vai depender da memória de cada um de nós e também sob qual prisma enxergamos o que é corrupção.

Sob a luz do senso comum, o cidadão em geral sabe perfeitamente o que é corrupção ou o que é imoral ou ilegal. Portanto, está apto para decidir se manifestar sempre que for solicitado sobre estas questões. Então porque reelegemos os corruptos e desonestos?

Quando assistimos a um noticiário na TV, lemos algum jornal ou ouvimos uma notícia é que tomamos conhecimento de que o deputado fulano de tal, o prefeito, o governador ou senador esta envolvido em algum escândalo. Foi acusado da prática de desvio de dinheiro público, está indiciado ou denunciado e até mesmo condenado por corrupção, a reação de todos nós é sempre unânime. Ladrões, corruptos, deveriam ir para a cadeia. Novamente o senso comum condena o corrupto o ladrão do dinheiro público.

Podemos citar vários nomes da política brasileira e mineira que se enquadram neste senso comum, tais como: Paulo Maluff, Jader Barbalho, Hildebrando Pascoal, Sarney e tantos outros. Em Minas Gerais tem um jargão popular muito conhecido do meio político e jornalístico sobre um ex-Governador, hoje deputado federal: “Rouba, mas faz” como se para administrar o dinheiro público fosse necessário roubar. Também não fica para trás os que são conhecidos como rei da máfia tal... ou da operação X da policia Federal.

Mesmo assim o cidadão reelege os corruptos, os enganadores. Por outro lado, observa-se que estes mesmos corruptos do dinheiro público que são reeleitos não apresentam uma lei de sua autoria, algo de bom que tenha feito ou realizado que pudesse apresentar para toda população.

As respostas estão no mesmo cidadão que critica, xinga e excomunga o corrupto. Estou falando de uma parcela da população que vê no corrupto, que também é um craque em enganar as pessoas, dissimulado, populista e carismático, uma esperança em obter algo em troca ou alguma vantagem.

Nenhum corrupto se reelege sem votos, ora se aproveita dos votos de grotão que ainda existem, que são comprados através das lideranças políticas locais, ora dos votos daqueles que querem ser enganados. Como assim querem ser enganados? O cidadão mesmo sabendo que aquilo que está sendo prometido não é possível de ser realizado, mas mesmo assim, olhando para seu próprio umbigo ele se deixa levar pelas falsas promessas. Esses larápios são mestres na arte de enganar, quem assiste suas falas acredita mesmo que ele vai conseguir fazer aquilo que está sendo prometido, mesmo sabendo que ele é um velho conhecido das páginas policiais, que já foi condenado por corrupção e que todos dizem que ele é corrupto.

Infelizmente existem cidadãos assim, que se perguntado se ele votou em um corrupto na última eleição ele vai jurar que não, inclusive fará de tudo para defender seu candidato ou tentar tapar o sol com a peneira.


Deputado Sargento Rodrigues
Advogado - Pós Graduado em Criminalidade e Segurança Pública (UFMG)

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.