Falta de médicos e hospitais conveniados ao IPSM é discutida pela Comissão de Saúde em Governador Valadares

ipsm2A requerimento do deputado Sargento Rodrigues, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou nesta quarta-feira,10/04, na cidade de Governador Valadares, audiência pública para discutir as condições da prestação do serviço de saúde aos policiais e bombeiros, através do convênio com o Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM).

Na audiência, foi confirmada, a partir do depoimento de policiais e bombeiros militares presentes, a falta de profissionais de várias especialidades da área de saúde, bem como a defasagem no atendimento aos segurados do IPSM.

Segundo o policial militar, Sargento Varnei, os segurados pelo IPSM em Teófilo Otoni estão abandonados,  afirmando se sentir como se estivesse em um terceiro mundo inclusive em relação a Governador Valadares.

Para o Tenente reformado Amilton, é necessário mais atenção e respeito por parte do IPSM. O militar relatou a demora e toda a dificuldade em conseguir agendamento de consulta, bem como a dificuldade na locomoção de Teófilo Otoni para outras cidades.

Já o Sargento Geremias, ressaltou a precariedade relativa ao transporte dos pacientes de uma cidade a outra. Segundo ele, seu filho, portador de necessidades especiais, quando necessitou fazer uma cirurgia fora de  Teófilo Otoni, não conseguiu carro para levá-los, tendo, à época, que utilizar uma viatura do corpo de bombeiros.

Outro relato importante foi do militar reformado há 26 anos, Eduardo da Cunha Ramos, queipsm7 questionou a falta de médicos para atendimento aos segurados mais velhos, que necessitam, por exemplo de geriatras e psiquiatras. “Há treze anos dou assistência médica psiquiátrica a minha esposa. Há treze anos pago consultas particulares, hoje a R$ 290”, disse.


Destaque também para o testemunho do Sargento Gilson, que apesar de falar da conquista do convênio com o Hospital  São Lucas, ressaltou os problemas no atendimento infantil com a falta de pediatras conveniados. O Policial militar disse, ainda, que seu irmão, bombeiro militar, paga para seus filhos, o plano de saúde da Unimed.

De acordo com o deputado Sargento Rodrigues, a assistência deficitária do IPSM se arrasta há pelo menos seis anos, data de maior incidência de reclamações recebidas em seu Gabinete parlamentar. “Desde 2007 venho recebendo reclamações sérias com relação ao convênio. Ora falta pediatra, cardiologista,  oncologista, ou seja, médicos de todas as especialidades têm faltado com o convênio”, afirmou.

Após ouvir dos segurados reclamações do atendimento médico em Governador Valadares,  que muitas vezes são obrigados a sair de Teófilo Otoni em busca de consultas e tratamentos,  Rodrigues é taxativo: “a situação não pode continuar como está. Se em Governador Valadares, uma cidade polo, está desse jeito, imagine em outros municípios?”.

O gerente regional de Saúde do IPSM em Governador Valadares, Coronel Sebastião Pereira de Siqueira, durante seu depoimento, afirmou que o atendimento em Teófilo Otoni é péssimo e que não tem condições  de assistir a contento os segurados.

Por fim o deputado pediu que os representantes do IPSM, busquem soluções imediatas para os problemas levantados e não respostas evasivas, como as que obteve no encaminhamento dos ofícios.

Também participaram da reunião o assessor de Assistência à Saúde, Coronel Vinícius Silveira Fulgêncio, o chefe da divisão de assistência à saúde do IPSM, Coronel Dagoberto Rocha Gandra, o diretor institucional da Associação de Servidores do Corpo de Bombeiros e Policiais Militares de Minas Gerais(ASCOBOM), subtenente Raimundo Nonato, o presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia  e Bombeiro militar de Minas Gerais, Cabo Coelho, o representante da Aspra, Subtenente Luiz Gonzaga,  o  Comandante geral da 8ª região PM, Tenente Coronel Marcelo Fernandes e o gerente regional de saúde do IPSM, Coronel Sebastião Pereira de Siqueira.

Requerimento ao diretor-geral do IPSM:

No fim da reunião, o deputado Sargento Rodrigues apresentou requerimento à Comissão solicitando que o diretor-geral do IPSM designe, imediatamente, um gerente regional para a cidade de Teófilo Otoni.

 

ipsm1

 

ipsm4

 

Voltar
MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.