Homicídio do Cabo Vaneli é uma constatação do aumento do crime e da violência em Ilicínea

22549668 1690352114371220 1009685142633567624 nOs altos índices de criminalidade do município de Ilicínea, localizado no Sul de Minas, foram discutidos na manhã desta quinta-feira, 19/10/2017, na Câmara Municipal da cidade. A audiência pública foi realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) devido ao assassinato do cabo da PM Fabrício Renato Vaneli, de 38 anos, no dia 22/9/2017.

No início da reunião, o deputado Sargento Rodrigues, Presidente da Comissão, informou que também foi provocado pelo ex-vereador Joaquim Pintor e pelo ex-vice-prefeito, Adilson Pires, os quais afirmaram que a situação da segurança pública em Ilicínea deve melhorar, principalmente em relação às deficiências da polícia militar, da polícia civil ou de qualquer outro órgão que compõe o aparato de justiça criminal.

Rodrigues afirmou, ainda, que está cobrando, constantemente, através da Comissão de Segurança Pública, aprovando requerimentos, fazendo audiências públicas, mostrando claramente o tanto que a polícia civil como a polícia militar estão completamente abandonadas e sucateadas. “O fato é que os servidores da segurança pública em Minas Gerais estão abandonados. Estamos cobrando, constantemente, seja através de visitas no interior do estado, nos destacamentos, pelotões, delegacias ou através da comissão de segurança pública. Essa é uma realidade! Temos destacamentos da polícia militar com um policial trabalhando sozinho, como nos municípios de Aguanil, Santana da Vargem, Santana do Jacaré e Cana Verde, que pertencem a 6ªRPM, o que “joga por terra” mais de dois séculos de doutrina ensinada pelos coronéis da polícia militar tratando da supremacia de força. Um policial militar responder pelo destacamento é entregar o companheiro a própria sorte, entregar o companheiro de bandeja para o crime. Vamos continuar denunciando, cobrando e exercendo controle do Poder Executivo, que é o nosso dever enquanto parlamentar”, concluiu.

22688618 1690352121037886 7171609827789756136 nDe acordo com o ex-vereador Joaquim Pintor, hoje os moradores de Ilicínea vivem presos em casa porque se o portão ficar aberto, as pessoas se preocupam com a entrada de bandidos em suas residências. Além disso, ele fez alguns questionamentos às autoridades presentes. “Por que nós tivemos um pente fino só depois da morte do Cabo Vaneli. Por que isso não aconteceu antes? Por que teve que esperar falecer tanta gente? Na zona rural, não estamos estocando adubos, apenas comprando à vista porque podemos ficar sem eles e só com a duplicata na mão. Hoje, a polícia anda de fusquinha e os bandidos de caminhonete. É um apelo que faço como pai, como cidadão. Eu me sinto preso dentro de casa”, perguntou.

Durante a audiência, o comerciante, Eduardo, também irmão da Giovana, que foi assassinada há cerca de um ano, fez um apelo. Segundo ele, toda população ilicinense tem visto o que aconteceu com a morte da sua irmã, de um outro rapaz que também foi assassinado e agora do policial militar. “Não temos mais segurança na cidade. O povo de ilicínea quer saber quais os recursos que a cidade pode ter”, disse.

Já o agricultor, Weister Resende, afirmou que a cidade está precisando de efetivo da polícia civil e militar, como investigadores, pois a população fica sem ter a quem recorrer.

“A minha reivindicação é um anseio da população. No dia 30/12/2014, às 23h, fui vítima de três assaltantes na minha casa. Estava indo da cidade para casa e os assaltantes vieram contra a minha pessoa e a minha esposa, de revólver embicado em mim e nela. Isso foi o dia mais triste da minha vida. O assaltante levou a pasta com o dinheiro das sete pessoas que tinham pagado a passagem para Brasília, que estava comigo, como também quatro pacotes de remédios que combatem as pragas do café”, relatou o secretário da associação da comunidade rural de Ilicínea.
O Presidente da Associação Fruticultura, Valdeci Souza, informou que quando o tema é segurança, esse é um direito de todo cidadão. “Seria possível divulgar telefone de uma ouvidoria? Porque assim cada cidadão vai cobrar aquilo que não tá legal. Quanto à segurança do município de Ilicínea, hoje é comercializado armas brancas, facas, mas a Polícia Militar vem fazendo o trabalho dela à medida do possível”, ressaltou.

22527974 1690352111037887 4581802540126469073 nO Presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Sul de Minas (APROSEP), Valério, questionou às autoridades presentes em relação ao efetivo da cidade, como também viaturas e equipamentos.

Na ocasião, o irmão do cabo Vaneli e advogado, Tiago, perguntou quais serão as medidas efetivas tomadas na cidade, como também quando será possível destinar um investigador para o município. “As polícias militar e civil devem atuar em conjunto com a justiça, pedindo liminar e mandados de segurança, para invadir as bocas de fumo da cidade, rotineiramente, para prender os bandidos. Hoje, em Ilicínea, o tráfico de drogas virou um comércio”, afirmou.

Segundo a mãe do Cabo Vaneli, Neuza, todos estão citando o nome do Cabo Vaneli e da Giovana, mas esqueceram do rapaz que foi morto na roça. “Ninguém lembra que ele morreu, que ele foi sacrificado também e ninguém sabe o porquê. Onde está o assassino? A polícia está uma vergonha. Sabe há quantos anos está vencida a placa do colete do meu filho? Há três anos. Nunca foi trocada. Sabe em quantas vezes o meu filho está recebendo o salário parcelado? Em duas vezes. É uma miséria, para dar a vida dele lá e hoje nós estarmos aqui nesse sofrimento. Não sei se todos que estão aqui tem filhos, mas o meu coração está partido. Porque se não fossem meus outros filhos, eu teria morrido com ele, mas eu tenho que criar os filhos dele”, destacou. Ela afirmou, ainda, que um dia o policial estava em Santo Antônio, a viatura deu problema e ele ligou pedindo ajuda para buscá-lo.

22519657 1690352171037881 5269884971596183127 n“Se vocês não tiverem jeito de mudar, o que nós vamos fazer? Vamos entregar a chave da cidade para os bandidos e que ninguém mais faça curso de polícia, porque hoje eu estou chorando a morte do meu filho e amanhã quem sabe eu chorarei a morte de outro filho? Porque a nossa cidade está uma vergonha”, completou a mãe do Cabo Vaneli.
Cobrado e questionado durante toda a audiência pública sobre quais as medidas serão tomadas na região em relação a logística, ao efetivo e as operações no dia a dia, o comandante da 6ª RPM, Cel. PM Giovani de Sousa Silva, afirmou que a polícia militar trabalha pautada na legislação. “Hoje o nosso trabalho, ou melhor, “retrabalho” é por causa da legislação. Sendo assim, o nosso dia a dia fica prejudicado por conta dessa legislação branda, que faz com que a polícia militar, a polícia civil e os demais órgãos de segurança pública trabalhem de forma a não atender o clamor social e institucional”, disse.

Já o delegado Regional de Polícia Civil em Varginha, Roberto Alves Barbosa Júnior, informou que o momento é muito oportuno, pois é uma forma que a população tem de tentar mostrar aquilo que está realmente incomodando, como também tudo que o Governo precisa prestar mais atenção. “É de conhecimento da Chefia da Polícia Civil e da Superintendência da Polícia Judiciária, a carência de policiais em Ilicínea, mas infelizmente nosso efetivo é pequeno. Eu digo que quando eu entrei na Polícia, há vinte anos atrás, o efetivo diminuiu para mais da metade do que é hoje, então é uma conta que não vai fechar nunca. Se a população aumentou, como nós vamos combater a criminalidade?”, questionou.

Voltar

Biografia

História

Washington Fernando Rodrigues, o Deputado Sargento Rodrigues, nasceu no dia 30 de maio de 1964, em Itupeva/BA, e é o sexto de sete filhos. A família mudou-se para Belo Horizonte em 1968, quando, aos quatro anos de idade, Rodrigues tornou-se órfão de pai.
Oriundo de uma família humilde, começou a trabalhar aos 13 anos como vendedor ambulante de jornal e aos 15 trabalhou como auxiliar de produção da Ranel Bijouterias. Com 16 anos, foi vigilante mirim do Centro Salesiano do Menor – CESAM e, aos 18, office boy e auxiliar de tesouraria na Cisa Veículos.

Bacharel em Direito pela Una (2011) e Comunicação Social - habilitação em Produção Editorial, pelo Uni-BH (2004). Pós-graduado em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, pela UFMG e em Administração Pública, pela FJP.

Chegada da família do deputado Sargento Rodrigues a Belo Horizonte Fotografia atual com os familiares do deputado Sargento Rodrigues

Polícia Militar

Ingressou na carreira policial militar aos 20 anos, como soldado no Batalhão de Trânsito, onde permaneceu por três anos. Após ter sido aprovado no concurso para Cabo, foi transferido para o 5º Batalhão, no qual obteve o primeiro certificado de destaque operacional de sua carreira Policial. Devido ao empenho no exercício da profissão, foi transferido para o antigo Batalhão de Choque, para atuar na Companhia ROTAM. Em 1989, foi para a Academia de Polícia Militar e, em julho do mesmo ano, se formou Sargento, permanecendo na ROTAM até 1993. Nesse ano, passou a trabalhar no COPOM – Central de Operações da Polícia Militar, como operador de rádio. Em junho de 1997, voltou para o 5º BPM, no rádio-patrulhamento.

Vida Política

Antes mesmo do Movimento de 1997, Rodrigues já se interessava pela carreira política, por acreditar que era a única forma de lutar contra as injustiças e por melhores condições de trabalho para os militares mineiros, sem ser perseguido e tolhido por superiores.
Munido por esse sonho, candidatou-se a vereador em Belo Horizonte no ano de 1996, pelo PMN. Obteve 2.674 votos, ficando como primeiro suplente. Já naquela época, apesar do anonimato, Rodrigues foi o policial mais votado do Estado.

Primeiro mandato - Em 1998, desempregado, mas já conhecido como Líder do Movimento Reivindicatório dos Praças da PMMG, candidatou-se a Deputado Estadual pelo PL e foi eleito com 74.594 votos, consagrando-se o segundo deputado mais votado do Estado.

Segundo mandato - Foi reeleito pelo PDT, com 78.183 votos. No biênio 2003/2004, presidiu a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, da qual também foi membro efetivo nos anos de 2005 e 2006. Sargento Rodrigues também fez parte da Comissão de Administração Pública.

Terceiro mandato – Foi reeleito pelo PDT, com 66.941 votos. Foi 3º Secretário da Assembleia Legislativa. No biênio 2007/2008, presidiu pela segunda vez a Comissão de Segurança Pública e foi membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça.

Quarto mandato – Foi reeleito pelo PDT, com 94.312 votos. Foi Líder da Bancada do PDT e presidente da Executiva Municipal do partido, além de membro efetivo das Comissões de Segurança Pública e de Direitos Humanos.

Rodrigues também foi membro do Conselho Estadual Anti-Drogas – CONEAD, nos anos de 2001, 2002 e 2003, e do Conselho de Defesa Social de Minas Gerais, em 2003 e 2004;

Quinto mandato – Foi reeleito pelo PDT, com 98.841 votos. Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG e presidente do Partido Democrático Trabalhista de Belo Horizonte (PDT-BH).

Sexto mandato – Foi reeleito pelo PTB, com 123.648 votos. Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG

Em 31/03/2022, filiou-se ao PL.

Sétimo mandato – Foi reeleito pelo PL, com 76.039 votos. É presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG.

- Comissão de Segurança Pública – Presidente - desde 15/2/2019

- Comissão de Administração Pública – Efetivo – desde 15/2/2019

- Comissão de Participação Popular – Suplente – desde 15/2/2019

- Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da barragem de Brumadinho – Autor e Membro – desde março/2019.

Movimento Grevista de 1997

Movimento Grevista de 1997No dia 13 de junho de 1997, a Polícia Militar mineira saiu às ruas para reivindicar seus direitos, fato este que se tornou parte da história de Minas. O Movimento nasceu do sofrimento vivido pelos policiais que clamavam por justiça e igualdade.

O Sargento Rodrigues, um dos líderes de Movimento, foi aclamado pelos praças, na Praça da Liberdade, para fazer parte da Comissão de Negociação e se destacou pela coragem e determinação em defender os interesses da classe.

Por liderar esse Movimento histórico, foi expulso da PMMG, juntamente com outros 185 Companheiros.

Atuação na ALMG

Legislatura

Projetos de lei, projetos de resolução, propostas de emenda à constituição, requerimentos

Para saber tudo o que aconteceu depois da eleição do Sargento Rodrigues, convidamos você a navegar em nossa página e acompanhar todo o trabalho parlamentar deste deputado. Aqui você poderá conhecer não só suas atividades na Assembléia – tais como projetos apresentados, participação em Comissões e CPIs, intervenções da Tribuna – mas também suas ações no exercício da função político-parlamentar, que engloba, entre outras coisas, os atendimentos de gabinete e agenda externa.
Conheça nosso trabalho e participe ativamente, com críticas e sugestões.

LEGISLATURA ATUAL

Pronunciamentos

Discursos, questões de ordem e declarações de voto de autoria do Deputado Sargento Rodrigues

PRONUNCIAMENTOS

Comissões

Presidente da Comissão de Segurança Pública - desde 2015
Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - de 05/05/2011 a 22/05/2012

Relator:
Com. Esp. Indicação de Jorge André Periquito para o cargo de Presidente da Utramig - de 23/3/2011 a 7/4/2011

Efetivo:
Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte - desde 8/4/2016
Comissão de Segurança Pública - de 23/02/2011 a 31/01/2013
Proposta de Emenda à Constituição nº 4/2011 - desde 28/2/2011
Proposta de Emenda à Constituição nº 7/2011 - desde 28/2/2011
Proposta de Emenda à Constituição nº 11/2011 - desde 17/3/2011
Com. Esp. Indicação José Élcio Santos Monteze para o DER - de 17/3/2011 a 23/3/2011
Com. Esp. Indicação de Jorge André Periquito para o cargo de Presidente da Utramig - de 17/3/2011 a 7/4/2011
Proposta de Emenda à Constituição nº 14/2011 - desde 1/4/2011
Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - desde 14/4/2011
Proposta de Emenda à Constituição nº 16/2011 - desde 16/4/2011
Com. Esp. Indicação Ricardo Afonso Raso para a Ademg - de 3/6/2011 a 21/6/2011
Membros das Comissões Permanentes - § 1º do Art. 204 do Regimento Interno - desde 1/7/2011
Proposta de Emenda à Constituição nº 24/2011 - desde 1/7/2011

Suplente:
Comissão de Constituição e Justiça - desde 8/4/2016
Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Saúde - desde 20/02/2013
Trabalho, da Previdência e da Ação Social - de 23/02/2011 a 31/01/2013
Direitos Humanos - de 21/11/2012 a 31/01/2013
                                     de 23/02/2011 a 22/05/2012
Fiscalização Financeira e Orçamentária - de 23/02/2011 a 31/01/2013
Proposta de Emenda à Constituição nº 49/2013 - desde 28/03/2013
Proposta de Emenda à Constituição nº 19/2011 - desde 3/6/2011
Proposta de Emenda à Constituição nº 21/2011 - desde 3/6/2011

capa whats resultado site

Conheça as principais ações
do Deputado Sargento
Rodrigues desenvolvidas ao
longo de sete mandatos na
ALMG.

Baixe o PDF

 

Entre em contato com o Deputado Sargento Rodrigues

Para enviar uma mensagem ao deputado Sargento Rodrigues, use o e-mail oficial: dep.sargento.rodrigues@almg.gov.br

MARCA SR BRANCO1

GABINETE

Rua Rodrigues Caldas, 79 | Edifício Tiradentes
5º andar | Sala 2 | Bairro Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-921
Tel: 31 2108-5200 | Fax: 31 2108-5201

Será um prazer receber sua mensagem e agradecemos a sua participação. Aproveite e cadastre-se para receber em seu e-mail as últimas notícias sobre o mandato do deputado Sargento Rodrigues.